xHarbour

Foto de Anderson

Projeto Harbour
Harbour Project / xHarbour
Estava faltando descomplicar...

 

O xHarbour (Extended Harbour) é um fork do Projeto Harbour. Nasceu de uma dissidência entre os desenvolvedores que de um lado queriam manter a linguagem original e de outro queriam adicionar parâmetros à mais nas funções, deixando-as melhores economizando linhas de código e a vida do programador. Qual o problema disso? Apesar de continuar 100% compatível com o Clipper, a recíproca não era verdadeira e sairia do padrão da linguagem xBase. Por exemplo, um programa desenvolvido em Clipper ou Harbour vai compilar com o xHarbour, mas um programa desenvolvido em xHarbour pode dar erros se for compilado com o Harbour.

Eu acho o xHarbour melhor, mas o Harbour é mais consistente entre as versões e manterá a compatibilidade com outros compiladores xBase. 

Estava cansado de encontrar tanta coisa dizendo nada sobre o Harbour... Agora eu consegui compilar um .EXE e até uma .LIB, agora é a sua vez ! AVANÇA BRASIL!

  • Observei que há várias LIBs Gráficas para o xHarbour!!! FWH, MiniGui, What32, Whoo, C4W e HWGUI aparecem na criação do arquivo .BC. São aplicativos de 32bits reais do Windows !...

  • Observei, ainda, que existe algums Gerenciadores de Banco de Dados, tipo o caríssimo ADS (Advantage Data Server), assim como o Mediator, Apollo etc... que também aparecem na criação do arquivo .BC. Isto, é... agora, tudo é GRATUITO ?!... Além desses, também há suporte para o Oracle, SQL, PostGres etc.

  • Compila tanto para Windows, como para Linux e OS/2 !...

Em nome de todos os clippeiros, agradeço a ajuda de Taibnis S. Vieira da empresa Futura Tecnologia em Brasília por revelar o caminho das pedras... Agradeço a todos os outros que também colaboraram para manter esta página o mais operacional possível !

Se você quer saber mais sobre a história do Projeto Harbour, visite: https://pt.wikipedia.org/wiki/Harbour_(compilador)


 

A diferença aqui neste novo site é que o usuário registrado poderá adicionar suas informações e ver tudo publicado automaticamente, pois para o usuário registrado aparecerá o link "Nova subpágina" e "Comentar" no rodapé desta página onde o mesmo poderá começar a interagir. Participe! Inclua suas folhas neste livro, anexe exemplos, programas etc.

Total votes: 0